Links da semana

links da semana

A mais furona do universo voltou. Semana passada gostaria de bombardear isso aqui com links sobre o “impitima”, mas não consegui por motivo de: não estava tão afim assim. Porém, essa semana tem coisas legais para mostrar, vamos lá?

1.  Oliver Sacks – Minha Própria Vida
Costumo (re) conhecer pessoas importantes depois que elas morrem, tipo Eduardo Coutinho ou Gabriel Garcia Marquez. Com Oliver Sacks bateu na trave. Já vi frases dele circulando pelas redes sociais e o seu nome não me é estranho, mas nunca entrei em contato com nada feito por ele ou a partir dele. Porém, curto a página do Pablo Villaça do Cinema em Cena no Facebook e todo (ou quase todo) domingo ele indica uma série de filmes que tem no Netflix. Em uma dessas listas tinha “Tempo de despertar”,  me chamou atenção, assisti. Li um texto que Pablo escreveu sobre o filme e a influência dele e de Sacks em sua vida. Descobri por ali que Sacks está com um câncer terminal e escreveu esse texto maravilho, sereno e sensível. Acredito que vale muito a pena.

Quando as pessoas morrem, não podem ser substituídas. Elas deixam buracos que não podem ser preenchidos, porque é o destino – o destino genético e neural – de cada ser humano ser um indivíduo único, achar seu próprio caminho, viver sua própria vida, morrer sua própria morte.

2. Praticar um olhar generoso | Exercícios de Empatia, 1
Morar sozinha, mesmo que por um período, foi uma escolha. Dentre elas envolve uma certa esperança em mudar, amadurecer e me conhecer, reconhecer… Gosto  muito das matérias do Papo de Homem, e essa me chamou à atenção (assim como várias outras). Alex Castro propõe uma série de exercícios para ajudar nesse autoconhecer, ser mais empático e generoso. Ele não se posiciona como senhor detentor de todo o saber, afirma inclusive que “O único dedo que aponto é para o meu próprio reflexo no espelho. Sempre.”. Gostei da leitura e dos incômodos provocados, porém parei no primeiro exercício, ainda. E você, quer praticar um olhar generoso?

3. Não brinquem com nossos corpos
Quando o corpo e sua relação com ele passa a ser uma questão é mais tranquilizador ler opiniões verdadeiramente sérias sobre o assunto, como aborda Mariana Zappa no blog Modices.

4. Sobre protestos, mudanças e respeito
E se eu tivesse escrito algo sobre os protestos do dia 15 de março, gostaria que fosse semelhante a opinião da Paula, do Não Provoque: leve, simples e sério.

5. O fazer com o dinheiro #empreendedorismo
Sei que o Felipe Neto não é o cara mais amado deste Brasil. Tenho algumas opiniões que divergem da dele, porém adorei esse vídeo que ele fez sobre empreendedorismo. É uma linguagem simples e muito ilustrativa do que fazer com o seu dinheiro, seja ele cem ou mil reais, entende?

6. Dicas para fazer sua grana render até o final do mês
Quem mora sozinha tem que fazer a grana render. Eu sou totalmente descontrolada com isso e estou me policiando e me educando financeiramente. Toda ajuda é válida. Assim como esse post da Fran.

Boa semana para vocês.
Beijos, Van.

Deixe um comentário

